Missão, Visão e Valores
Missão!
A missão é uma declaração do propósito da empresa. E precisa estar numa única frase que qualquer pessoa consiga entender, principalmente as pessoas que trabalham na tal empresa. A missão da organização ou do projecto poderia ser por exemplo: Promover a qualidade de vida na cidade A, B, e C. Este é o propósito do projecto ou mesmo da ONG.
Ex: "A Santa Casa de Misericórdia da Lourinhã pretende ser um espaço de excelência e referência onde se viva e sinta igualdade de direitos, deveres e oportunidades para todos. "
Visão!
Visão representa o futuro. E pode mudar dependendo daquilo que já alcançaste com a tua instituição, projeto ou organização. Como por exemplo: "Acabar com a fome no planeta, pode parecer utópico, mas se escreveres a tua visão como algo que já consigas de fato executar sob determinadas condições é possível executar e ter sucesso. A visão então do teu empreendimento poderia ser: Acabar com a fome das crianças na cidade A, B e C através de campanhas de mobilização com a rede de comerciantes locais. " Assim fica mais fácil de qualquer pessoa entender como irás atingir o teu propósito ou a missão que é de PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE D, E e F.
Ex: "A Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã é uma instituição de carácter social e cultural que visa a prestação de serviços a crianças, jovens, adultos e idosos, atendendo às necessidades de cada um em particular sem distinção de etnia, religião, classe social e económica."
Valores!
A empresa pode ter uma lista de valores. Ter a missão, visão e valores declarados de forma clara pode inspirar, encorajar e motivar todas as pessoas que se envolverem no projeto ou no empreendimento.
Ex:
- Manter uma atitude responsável e colaborativa;
- Praticar a humanização no atendimento e nas relações, com equidade;
- Actuar com ética;
- Cultivar a transparência e o respeito nas relações com a comunidade;
- Promover um ambiente que ofereça dignidade e confiança aos seus colaboradores;
- Optimizar a gestão de recursos e processos na construção da sustentabilidade da instituição.
Comentários
Enviar um comentário