Gestão De Qualidade

 O que é a Gestão de Qualidade?

A gestão de qualidade da empresa é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda a empresa. Está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente, fazendo com que seja um requisito obrigatório para toda a empresa que se quer manter no mercado.

Ou seja, são ações que direcionam para o controlo de processos organizacionais, desde gestão de pessoas, informações e até mesmo finanças.  Essas ações permitem a melhoria de produtos e serviços, garantindo a satisfação das necessidades e expectativas por parte dos clientes.

sendo que, o conceito deve ser bem conhecido pelos gestores, pois é essencial para o crescimento e desenvolvimento da empresa ou organização. Além de contribuir diretamente para que a sua empresa continue competitiva em relação aos concorrentes.

Quais os pilares/base da gestão de qualidade?

Pelo que se sabe existem 8 tipos de pilares de gestão de qualidade. A metodologia de gestão de qualidade passa diretamente por 8 pilares:

 Foco no cliente e a sua satisfação;

 Liderança e envolvimento das pessoas na busca pela qualidade;

 Abordagem por processos, que possibilita a visão sistêmica e geral do funcionamento da empresa;

 Busca da melhoria contínua , concentrando-se em aumentar a qualidade e buscar a superação de expectativas dos clientes;

 Abordagem factual para decisões, ou seja, basear decisões importantes em fatos e dados concretos;

Cultivar relações de benefícios mútuos com fornecedores e empresas parceiras também são pilares de referência desse tipo de gestão.

Qual é a importância de um sistema de Gestão de qualidade?

Além de ser uma prática bem vista por todo o mercado, quando é bem implementada, a gestão da qualidade é capaz de comportar todos os processos de melhoria de produtos e serviços. Um trabalho que resulta na otimização do desempenho e qualidade de um modo geral na empresa e um monte de benefícios.

Outros benefícios são a maior satisfação do cliente, consistência dos produtos, implementação das melhores práticas, aumento de produtividade e do desempenho financeiro. A comunicação interna também é aprimorada com a adoção de um processo de gestão mais eficiente.

A gestão de qualidade é essencial para a sobrevivência das organizações. Isso acontece, pois permite alcançar o objetivo central, que é a satisfação e melhoria da qualidade de vida dos cliente e colaboradores.

Citar exemplos de empresas que são de gestão de qualidade?

A rede McDonald´s é um ótimo exemplo disso, os irmãos perceberam que muitas lanchonetes nos EUA tinham problemas na produção e ofereciam um péssimo atendimento.

Quando abriram o McDonald´s, os irmãos reorganizaram a cozinha, reduziram o portfólio, implementaram um sistema de pedidos sem garçons e focaram no desempenho de suas equipas. esse processo ficou conhecido como sistema "Speedee e foi implementado em todas as filiais, contribuindo para a expansão do negócio.

A rede Azul Linhas Aéreas Brasileiras é outro exemplo de empresa que adota a gestão de qualidade com eficiência. Em apenas 3 anos, conseguiram aumentar consideravelmente sua fatia do mercado aéreo brasileiro, resultando do investimento em uma estratégia de excelência em serviços, baseado em recursos humanos, confiabilidade, necessidades e diferenciação.

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