6 elementos essenciais

1. Segmentação

Posicionamento= Segmentação + Diferenciação

Antes de pensar no posicionamento ideal e na estratégia de marketing, precisamos segmentar o público que desejamos atingir.

2. Mercado Alvo

O processo de segmentação é o primeiro item de um estudo de mercado porque certamente você não irá vender um produto ou serviço que atenda às expectativas do mercado como um todo.
No entanto se você deseja fazer sucesso em um mercado consumidor extremamente competitivo, o segredo é procurar seu lugar em um nicho de mercado.
Grandes mercados facilmente suportam milhares e milhares de empreendedores.

Os maiores mercados e seus respectivos nichos são esses:

  • Relacionamentos: paquera, conquista, consertar relacionamentos, conhecer pessoas online,divórcio, vida sexual e outros
  • Desenvolvimento pessoal: produtividade, motivação e propósito, depressão,etc.
  • Saúde e boa forma: dietas para perder peso, dietas específicas (paleo, LCHF), como ganhar peso, ganhar massa magra, praticar exercícios etc.
  • Finanças: como investir, como ganhar dinheiro na internet, trabalhar em casa, mercados lucrativos e mais.
  • Esportes: futebol, artes marciais, vólei, basquete, spinning, boxe, e uma grande variedade.

3. Necessidades do Mercado alvo

Porque que será que os cliente preferem comprar os meus produtos invés de outros?

O exemplo disso é o Starbucks. Quando vão a uma loja de marca, os clientes não estão interessados em comprar somente um café. mas sim podem recorrer a diversas outras cafetarias e inclusive pagar mais barato. No entanto, quem consome o café da marca não o faz porque conta da qualidade do produto, mas pela experiência única que a marca proporciona ao clientes. 

Além de ser uma marca original, o importante é o facto de a lembrança ficar na mente do cliente e saber que o desejo de voltar la o torna mais fácil de o fazer.

4. Concorrência

Umas das partes mais importante dos estudos do mercado é avaliar os seus concorrentes. Para poder apresentar algo melhor e diferente daquilo que esta a ser feito para se destacar no mercado. Partindo do princípio, pesquisar os principais players do mercado e a sua estratégia de posicionamento. Bem como as suas forças e fraquezas.

Não esquecendo ignorar sobre os seus concorrentes:

  • Estratégia de Posicionamento
    • Proposta de valor
    • Forças
    • Fraquezas
    • Portfólio de produtos e serviços
    • Relação qualidade x preço de produtos e serviços
    • Estratégia de mix de marketing
    • Estratégia de marketing digital

    5. Barreiras de Entrada

    São os possíveis obstáculos que podem vir a impedir de começar um negócio em determinado mercado. Preste atenção aos seguintes itens:

  • Os custos para entrar nesse mercado são altos, como investimentos em compras de equipamentos ou propaganda?
    • Tecnologia avançada é requisito básico? Essa tecnologia está disponível a todos que desejam ingressar nesse mercado?
    • As marcas já consolidadas nesse mercado precisam investir muito em marketing para ganhar destaque? As pequenas empresas conseguem gerar lucros nesse mercado?
    • Há poucos fornecedores de matérias-primas?
    • Poucos canais de distribuição ou distribuidores exclusivos?
    Umas das maiores barreiras para os novos empreendedores costuma ser o custo alto de investimentos iniciais, especialmente negócios físicos, por isso deve conhecer as suas próprias fraquezas perante o mercado em que deseja actuar e se há possibilidade de superá-la.

    6. Regulamentação

    Quando se fala em regulamentação, referimos-nos as Regras, Leis, Medidas, Decretos e etc.

    Aquilo que não está no controle enquanto empreendedor, mas sim no do Governo, órgão protector e até mesmo nas instituições não governamentais, exercem uma certa influência   em alguns sectores do mercado, é o caso dos grupos de defesa do meio ambiente por exemplo.

    O que pode fazer com que seja preciso contratar mão de obra especializada para cuidar de aspectos como contabilidade, contratos e outros.

    Página consultada... https://viverdeblog.com/estudo-de-mercado/

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