De que depende a organização da força de vendas?
Consoante o tipo de empresa, seja ela micro-empresa entre outros:
A estrutura do departamento de vendas duma PME depende dos seguintes factores:
- Dimensão da empresa:
- Produto ou serviço a comercializar
- Especificidades
- Grau tecnológico
- Clientes:
- Dispersão geográfica dos actuais clientes
- Clientes-alvo
Um departamento de vendas pode ser estruturado das seguintes formas: por território, por clientes, por produtos ou de forma mista (utilizando mais do que uma destas quaisquer tipo de uma delas).
3.Quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas?
- Vantagem: Os vendedores passam a conhecer melhor os clientes, criam uma relação mais afectiva e conseguem gerir ainda melhor as suas deslocações.
- Desvantagem: Ao fim de alguns anos, trabalhar sempre na mesma zona pode causar saturação; se a empresa tiver muitos produtos ou se estes exigirem conhecimentos técnicos, o vendedor pode sair a perder por não ter um conhecimento básico do mesmo.adaptado de https://administradores.com.br/artigos/como-organizar-um-departamento-de-vendas
https://www.pmelink.pt/article/pmelink_public/EC/0,1655,1005_5340-3_41102--View_429,00.html
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