Como fazer um estudo de mercado para abrir uma empresa?

Para fazer um estudo do mercado é essencial dar antes de abrir uma empresa, a realização de uma pesquisa de mercado empresarial, pois não possível ter uma percepção correta de o negócio dar certo.

para isso o contratar empresas de estudos de mercado ou realizar uma pesquisa do próprio estudo do mercado, sendo mais trabalhoso, mais económico, sendo assim existindo esta segunda opção. 

O estudo deve ter em conta:

  • Quem será o público-alvo do negócio e qual o tamanho deste público?
    • Que informações devo saber sobre o público?
    • O quanto estará o público disposto a gastar nestes produtos?
    • Que preços colocar nos produtos ou serviços?
    • Qual a concorrência neste ramo?
    • Quais são os ganhos da concorrência?
    • Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
    • Como se comporta o mercado nesta área?
    • Quais são os elementos diferenciadores dos produtos ou serviços?
    • O que pode melhorar e distinguir uma empresa na área?
    O objectivo principal é perceber o perfil dos clientes e os comportamentos de consumo na área específica. Uma vez identificada a informação desejada, é altura de passar à sua procura e recolha. Nesta fase pode-se consultar indicadores demográficos, dados de consumo interno e externo, analisar serviços existentes num determinado raio geográfico, etc.
    Investigue os sites da concorrência e o feedback atribuído pelos clientes aos produtos comprados para descobrir lacunas e possíveis elementos diferenciadores.
    Para além de obter dados gerais de modo indireto interessa saber concretamente o que os potenciais consumidores pensam de um novo negócio. Trace um questionário tendo em conta as perguntas colocadas inicialmente para medir a abertura do mercado a um novo negócio.
    2. O que se deve ter em atenção no questionário?
    As perguntas chave são uma das coisas principais a ter em conta, testar uma ideia ou um produto e não deve se concentrar só em questões de compras, nisso deve-se introduzir para interpretar se realmente o produto terá sucesso ou não. Convém tentar averiguar o grau de satisfação pública sobre a oferta que existe no mercado, assim como: A sua percepção do preço, quanto estão dispostos a pagar pelos produtos ou serviços e que custos terá o utilizador para mudar. Mas para formular uma pergunta será melhor no sentido oposto, ou seja perguntando numa escala de 1 a 10: quantos gostas disto, muito, pouco, algo?... um pouco depois disso perguntar se agrada muito, pouco, nada? e nisso trata-se de testar a mesma ideia, dando-lhe a volta. mas convém ter cuidado para que não se sintam parvas, introduzindo as perguntas de forma sensata e não repeti-las todas.



    adaptado de https://linktoleaders.com/um-bom-estudo-mercado/
    https://www.economias.pt/como-fazer-estudo-mercado/

    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    Qual a diferença entre patrocínio, apoio e parceria?

    TIPOS DE ORGANIZAÇÃO | Linear, Funcional e Linha-Staff | Decorrências da...

    Trabalho 12 (Modulo 11)