Como fazer um estudo de mercado para abrir uma empresa?
Para fazer um estudo do mercado é essencial dar antes de abrir uma empresa, a realização de uma pesquisa de mercado empresarial, pois não possível ter uma percepção correta de o negócio dar certo.
para isso o contratar empresas de estudos de mercado ou realizar uma pesquisa do próprio estudo do mercado, sendo mais trabalhoso, mais económico, sendo assim existindo esta segunda opção.
O estudo deve ter em conta:
- Que informações devo saber sobre o público?
- O quanto estará o público disposto a gastar nestes produtos?
- Que preços colocar nos produtos ou serviços?
- Qual a concorrência neste ramo?
- Quais são os ganhos da concorrência?
- Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
- Como se comporta o mercado nesta área?
- Quais são os elementos diferenciadores dos produtos ou serviços?
- O que pode melhorar e distinguir uma empresa na área?
O objectivo principal é perceber o perfil dos clientes e os comportamentos de consumo na área específica. Uma vez identificada a informação desejada, é altura de passar à sua procura e recolha. Nesta fase pode-se consultar indicadores demográficos, dados de consumo interno e externo, analisar serviços existentes num determinado raio geográfico, etc.
Investigue os sites da concorrência e o feedback atribuído pelos clientes aos produtos comprados para descobrir lacunas e possíveis elementos diferenciadores.Para além de obter dados gerais de modo indireto interessa saber concretamente o que os potenciais consumidores pensam de um novo negócio. Trace um questionário tendo em conta as perguntas colocadas inicialmente para medir a abertura do mercado a um novo negócio.
2. O que se deve ter em atenção no questionário?
As perguntas chave são uma das coisas principais a ter em conta, testar uma ideia ou um produto e não deve se concentrar só em questões de compras, nisso deve-se introduzir para interpretar se realmente o produto terá sucesso ou não. Convém tentar averiguar o grau de satisfação pública sobre a oferta que existe no mercado, assim como: A sua percepção do preço, quanto estão dispostos a pagar pelos produtos ou serviços e que custos terá o utilizador para mudar. Mas para formular uma pergunta será melhor no sentido oposto, ou seja perguntando numa escala de 1 a 10: quantos gostas disto, muito, pouco, algo?... um pouco depois disso perguntar se agrada muito, pouco, nada? e nisso trata-se de testar a mesma ideia, dando-lhe a volta. mas convém ter cuidado para que não se sintam parvas, introduzindo as perguntas de forma sensata e não repeti-las todas.
adaptado de https://linktoleaders.com/um-bom-estudo-mercado/
https://www.economias.pt/como-fazer-estudo-mercado/
Comentários
Enviar um comentário