Canais de distribuição – definição, tipos e funções

1. Quais são os diferentes canais de distribuição?

 Os Canais de distribuição podem ser divididos em canal directo e canal indirecto. Os canais indirectos podem ainda ser divididos em canais de um, dois e três níveis, com base no número de intermediários entre fabricantes e clientes.

  • Os canais diretos geralmente são usados ​​pelos fabricantes que vendem produtos perecíveis, caros e cujo público-alvo está concentrado geograficamente. Por exemplo, padeiros, joalheiros, etc.
  • Quando um fabricante envolve um intermediário para vender seu produto ao cliente final, é dito que ele está usando um canal indireto. Canais indiretos podem ser classificados em três tipos:
2. No que respeita ao número de níveis de intermediários, quais são os canais de distribuição?

Canal de um nível (fabricante para revendedor para cliente):
Os varejistas compram o produto do fabricante e depois o vendem para os clientes.

Canal de dois níveis (fabricante para atacadista, varejista para cliente):
 Os atacadistas compram a granel dos fabricantes, dividem-na em pequenas embalagens e as vendem para varejistas que eventualmente as vendem para os clientes finais.

Canal de três níveis (fabricante para agente, atacadista, varejista e cliente):
Esses agentes são úteis quando as mercadorias precisam entrar rapidamente no mercado logo após o pedido. Eles têm o dever de lidar com a distribuição de produtos de uma área ou distrito especificado em troca de uma determinada comissão percentual.







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