Os 4 Ps do Marketing - O Marketing Mix
Os 4 Ps são dividos em:
- Produto
Alguns casos muito famosos são os da Apple, que detém produtos de telefonia, computadores e até venda e aluguer de filmes e músicas online. Ou o Google, que além de ser líder em sites de busca, oferece diversos serviços, desde armazenamento de ficheiros e ferramentas de análises de resultados de marketing para empresas.
É importante ainda ressaltar que o mix de produtos não se limita a grandes empresas.
Atualmente, cada vez mais empresas de pequeno e médio dimensão procuram expandir suas opções de vendas e atingir cada vez mais clientes.
- Preço
O preço de venda de determinado produto pode ainda ser determinado de acordo com a procura mercado, ou seja, o valor que o consumidor atribui aos seus benefícios. Logo, pode-se definir que o Preço é determinado pela identificação monetária do bem e baseia-se no nível de procura.
Deve ser suficientemente baixo para que tenha atractivos de venda e não pode ser muito baixo, pois os consumidores tendem a duvidar do produto, cujo valor está abaixo da faixa média de preços. Portanto a determinação do valor de acordo com o seu público e qualidade oferecida.
- Distribuição
É a Distribuição que é responsável pela forma como o cliente chega até à marca e produtos. Ou seja, está directamente relacionado com os canais de distribuição e venda.
Definir a Distribuição é muito mais complexo do que simplesmente abrir uma loja virtual ou física. Este processo inclui identificar onde estão as pessoas que podem interessar-se pelos produtos e, assim, oferecemos a onde eles estão.
O primeiro passo para definir os canais de distribuição é descobrir se os clientes procuram pelos produtos que se oferecem nas redes sociais, e-commerce ou em pontos de venda físicos. Depois, deve-se definir a logística necessária para atender essa procura.
- Promoção
Ao contrário do que o nome sugere, esse pilar não trata de promoções e liquidações, mas das ações de promoção e divulgação de uma marca e os seus produtos.
- Definir os melhores canais de divulgação, ou seja, as redes sociais mais acedidas pelos os potenciais clientes ou os locais mais frequentados;
- Pesquisar os dias e horários mais indicados para promover o negócio;
- Verificar quais as ações que apresentam os melhores resultados, os melhores formatos de conteúdo (vídeo, texto, imagem) e também a linguagem;
- Conferir o que os concorrentes estão a fazer para promover os seus produtos e descobrir os pontos fortes e fracos dessa estratégia.
- É preciso investir nas ações certas para que o cliente reconheça o potencial do produto e veja nele as soluções para os problemas.
Comentários
Enviar um comentário