Marketing Direto: Conceito, Exemplos e Vantagens

 O que é o marketing direto?

O marketing directo consiste em promover um produto ou serviço diretamente a um potencial cliente. É uma estratégia realizada individualmente, de acordo com os interesses ou os comportamentos de compra demonstrados pelos potenciais clientes, e assume que já existe algum interesse prévio do consumidor pelo produto/serviço da empresa.


Quais as formas de marketing direto?

E-mail marketing:

É um dos canais de marketing directo que apresenta um maior retorno do investimento. Consiste no envio de e-mails com informações, ofertas especiais ou outras mensagens aos potenciais clientes, previamente segmentados e alojados numa base de dados. Quanto mais personalizadas forem estas mensagens, mais eficazes se tornam.

SMS marketing:

Enviar mensagens de texto aos potenciais clientes também constitui uma forma de marketing directo. É um meio relevante quando se pretende comunicar alguma promoção ou campanha especial, a disponibilidade de algum produto ou o estado de envio de uma encomenda, por exemplo. Pode servir, também, para dar os parabéns aos clientes no seu aniversário.

Cupões de desconto:

É um jeito convencional de marketing directo que consiste na entrega de cupões de desconto, pessoalmente ou por correio. Esta estratégia pode ser associada a spam, porém, se for bem segmentada e individualizada, pode ser bastante eficaz. Por exemplo, quando um cliente compra algum produto na loja, pode oferecer-lhe um desconto numa próxima compra.

Publicidade online:

Os canais de comunicação digitais apresentam cada vez mais soluções, sendo que o marketing directo ganha, neste contexto, uma nova dimensão. Por exemplo, se tiver uma loja online, é possível fazer publicidade apenas para as pessoas que já visitaram o site, que viram um determinado produto ou que adicionaram um produto ao carrinho mas não terminaram a compra.

Vantagens do marketing directo:

  • A comunicação é mais individualizada, mais personalizada e, por isso, tendencialmente mais eficaz;
  • Há uma redução nos custos e, potencialmente, um melhor retorno do investimento, uma vez que o investimento em publicidade é mais direccionado;
  • O público-alvo está mais predisposto a receber as comunicações da empresa, aumentando as probabilidades de venda;
  • É relativamente fácil medir resultados e analisar o desempenho das campanhas;
  • No caso do marketing direto online, existe ainda a vantagem de este poder ser automatizado e não implicar um esforço elevado de operacionalização.

Link consultado...



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre patrocínio, apoio e parceria?

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO | Linear, Funcional e Linha-Staff | Decorrências da...

Trabalho 12 (Modulo 11)