Comunicação Interna: conheça as 10 melhores ferramentas
Quais são as melhores ferramentas para a comunicação interna da sua organização?
1. Internet
Oferece como vantagem a possibilidade de todos os colaboradores terem acesso a uma mensagem padronizada e de fácil alcance.
2. Rede Social Corporativa
Esta proximidade ao usuário final é uma das vantagens significativas do produto, que em muitas empresas é entendida como a evolução da internet tradicional.
O produto também se destaca pelo baixo custo, escalabilidade, segurança e oferta em nuvem e, principalmente, por permitir a colaboração de todos.
3. E-mail
O e-mail pode parecer um pouco obsoleto como ferramenta de comunicação interna, mas ainda é muito utilizado.
4. Reuniões
Usar a internet para comunicar é muito fácil e rápido. Porém, em alguns casos, conversar pela internet pode gerar ruídos e mensagens mal interpretadas.
5. Mural
Um mural auxilia na hora de deixar lembretes, levantar as metas da equipe e reforçar as estratégias da empresa:
- ele precisa ocupar um lugar estratégico, tornando-se um local de referência fixo que os colaboradores saberão onde está;
- o conteúdo precisa ser acessível, isto é, com textos curtos, linguagem simples e de fácil entendimento;
- a sua função é chamar a atenção dos colaboradores, logo, precisa ter uma estética bem trabalhada;
- precisa estar sempre atualizado, podendo ser definida uma frequência quinzenal, mensal etc.
6. Manual do colaborador
O manual do colaborador funciona como um guia rápido para os novos funcionários. Nele, encontramos detalhes sobre os benefícios da empresa, as suas normas e responsabilidades.
Um ponto importante a ser destacado é que ele não pode conter apenas informações relacionadas às obrigações, pois precisa também de explorar informações que destaquem o valor dos colaboradores para a empresa.
7. Caixa de sugestões
A caixa de sugestões funciona muito bem para os colaboradores e têm ótimas ideias, principalmente porque as sugestões podem ser feitas em anonimato.
8. Perfil comportamental
Dessa maneira, é mais fácil descobrir como os funcionários reagem e como o setor responsável pela comunicação interna deverá falar com eles.
9. Newsletter
Quando se trata de comunicação interna, é preciso ir além da informação, inovar quanto ao formato, modalidade, ferramenta, etc. Isso porque comunicar não é o mesmo que informar. O processo de comunicação carrega um valor simbólico que será transmitido entre os colaboradores da empresa, delineando os tipos de relações estabelecidas e a forma pela qual elas ocorrem. A comunicação é, também, fonte de aprendizagem.
10. Videoconferência
Poder falar com pessoas importantes para o andamento dos processos internos e externos independentemente do lugar em que estejam é uma realidade do mundo moderno e que as organizações também precisam inserir em seus recursos.
Reuniões são algumas dessas ocasiões em que é preciso um quórum mínimo para que ela ocorra e, portanto, pode ser facilitada por um recurso como esse.
Comentários
Enviar um comentário