Comunicação Interna: conheça as 10 melhores ferramentas

 Quais são as melhores ferramentas para a comunicação interna da sua organização?

1. Internet

Oferece como vantagem a possibilidade de todos os colaboradores terem acesso a uma mensagem padronizada e de fácil alcance.

2. Rede Social Corporativa

Esta proximidade ao usuário final é uma das vantagens significativas do produto, que em muitas empresas é entendida como a evolução da internet tradicional.

O produto também se destaca pelo baixo custo, escalabilidade, segurança e oferta em nuvem e, principalmente, por permitir a colaboração de todos.

3. E-mail

O e-mail pode parecer um pouco obsoleto como ferramenta de comunicação interna, mas ainda é muito utilizado.

4. Reuniões

Usar a internet para comunicar é muito fácil e rápido. Porém, em alguns casos, conversar pela internet pode gerar ruídos e mensagens mal interpretadas.

5. Mural

Um mural auxilia na hora de deixar lembretes, levantar as metas da equipe e reforçar as estratégias da empresa:

  • ele precisa ocupar um lugar estratégico, tornando-se um local de referência fixo que os colaboradores saberão onde está;
  • o conteúdo precisa ser acessível, isto é, com textos curtos, linguagem simples e de fácil entendimento;
  • a sua função é chamar a atenção dos colaboradores, logo, precisa ter uma estética bem trabalhada;
  • precisa estar sempre atualizado, podendo ser definida uma frequência quinzenal, mensal etc.
Hoje, empresas que atuam, principalmente, no ramo da tecnologia, optam por opções mais modernas, como por exemplo murais de comunicação interna, como o mural digital.

6. Manual do colaborador

O manual do colaborador funciona como um guia rápido para os novos funcionários. Nele, encontramos detalhes sobre os benefícios da empresa, as suas normas e responsabilidades.

Um ponto importante a ser destacado é que ele não pode conter apenas informações relacionadas às obrigações, pois precisa também de explorar informações que destaquem o valor dos colaboradores para a empresa.

7. Caixa de sugestões

A caixa de sugestões funciona muito bem para os colaboradores e  têm ótimas ideias, principalmente porque as sugestões podem ser feitas em anonimato. 

8. Perfil comportamental

Dessa maneira, é mais fácil descobrir como os funcionários reagem e como o setor responsável pela comunicação interna deverá falar com eles.

9. Newsletter

Quando se trata de comunicação interna, é preciso ir além da informação, inovar quanto ao formato, modalidade, ferramenta, etc. Isso porque comunicar não é o mesmo que informar. O processo de comunicação carrega um valor simbólico que será transmitido entre os colaboradores da empresa, delineando os tipos de relações estabelecidas e a forma pela qual elas ocorrem. A comunicação é, também, fonte de aprendizagem.

10. Videoconferência

Poder falar com pessoas importantes para o andamento dos processos internos e externos independentemente do lugar em que estejam é uma realidade do mundo moderno e que as organizações também precisam inserir em seus recursos.

Reuniões são algumas dessas ocasiões em que é preciso um quórum mínimo para que ela ocorra e, portanto, pode ser facilitada por um recurso como esse.




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