Como elaborar um plano de comunicação em 9 passos
O que é um Plano de Comunicação?
Um plano de comunicação empresarial é um roteiro para todos os departamentos da empresa no qual é estabelecido de forma clara os objetivos da comunicação a serem alcançados.
Quais os pontos básicos que um plano estratégico de comunicação deve conter?
1 Contextualização
Com a contextualização, entendemos a análise externa e interna da empresa.
Analise do ambiente: Ou seja, como é o mercado em que desenvolvemos a nossa atividade, quem é nossa competência, e como se comporta etc. Para isso podemos recorrer à terceirização, ou seja, contratar uma empresa para realizar o estudo de mercado, através de um processo de pesquisa e análise de estudos e dados estatísticos para nos fornecer o máximo de informações sobre o ambiente da nossa empresa.
Analise da empresa: Para fazer isso, é muito útil realizar uma análise SWOT.
A análise SWOT é uma metodológica para estudar a situação da empresa, analisando as características internas e a situação externa em uma espécie de matriz quadrada.
Através desta análise, conheceremos a situação real em que a organização está localizada e nos ajudará a planejar uma estratégia de comunicação para o futuro.
2 Definição de objetivos
- Specific (específicos);
- Measurable (mensuráveis);
- Achievable (alcançáveis);
- Result-oriented (orientados a resultados);
- Time-limited (estabelecidos para um determinado período de tempo).
- Aumentar meus seguidores e meus fãs nos meus canais sociais;
- Conseguir maior visibilidade da minha marca: que a mídia publique pelo menos 3 artigos sobre minha empresa ou meus produtos;
- Incentivar a interação com minha comunidade nos canais sociais.
3 Público-alvo
A quem nos dirigimos? Quem é o nosso público-alvo? Quantos anos tem? O que fazem? E principalmente se é homem ou mulher? Qual o nível de renda que possui? Onde reside? Quais são os seus interesses? O que faz no tempo livre? etc. Estas são algumas das questões que não podem ser deixadas sem resposta no nosso plano de comunicação empresarial.
Temos que decidir a quem vamos direcionar a nossa comunicação, e para isso é essencial conhecer muito bem o nosso público-alvo, bem como os canais de mídia e comunicação que usam diariamente.
Qual seria a utilidade de usar uma rede social como o Instagram, na qual 7 de 10 usuários têm entre 16 e 34 anos, se o público-alvo tiver entre 50 e 70 anos? Talvez esse tipo de usuário prefira outro tipo de canal tradicional, como por exemplo, o rádio.
4 Mensagem
É o que pretendemos comunicar visando o público-alvo que definimos anteriormente e com um estilo e tom de comunicação apropriados.
Algumas chaves para uma boa mensagem:
- Clara, precisa e direta;
- Gramaticalmente e ortograficamente o mais perfeito possível;
- Com uma linguagem adequada ao público-alvo (adaptado ao idioma, formal ou informal…);
- Tom adequado para o público-alvo e os seus objetivos, por exemplo, Motivação, instrução, etc.
- Mensagem com conteúdo de acordo com as necessidades e interesses do público-alvo.
- Verba inicial a ser alocada
- Empregados e/ou recursos humanos necessários
- Formas de obter os recursos necessários para a execução do plano de comunicação, etc.
6 Canais
Relativamente aos pontos anteriores, conseguiremos obter dados suficientes para escolher qual o tipo de canal de comunicação para comunicar com o público-alvo:
Canais de comunicação Off-line:
- Rádio e televisão
- Imprensa escrita
- Revistas especializadas
- Móveis de rua, sinalização, outdoors…
- Eventos de relações públicas e outros eventos
- Outros
Canais de Comunicação On-line
- Web
- Blog
- Redes sociais
- Newsletter, boletins informativos
- Outros
- Publicar um post diário de interesse para minha comunidade;
- Usar Facebook Ads para promover publicações que interessam aos meus seguidores e alcançar um número maior de pessoas.
adaptado de... Clique aqui
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