Como elaborar um plano de comunicação em 9 passos

 O que é um Plano de Comunicação?

Um plano de comunicação empresarial é um roteiro para todos os departamentos da empresa no qual é estabelecido de forma clara os objetivos da comunicação a serem alcançados.

Quais os pontos básicos que um plano estratégico de comunicação deve conter?

1 Contextualização

Com a contextualização, entendemos a análise externa e interna da empresa.

Analise do ambiente: Ou seja, como é o mercado em que desenvolvemos a nossa atividade, quem é nossa competência, e como se comporta etc. Para isso podemos recorrer à terceirização, ou seja, contratar uma empresa para realizar o estudo de mercado, através de um processo de pesquisa e análise de estudos e dados estatísticos para nos fornecer o máximo de informações sobre o ambiente da nossa empresa.

Analise da empresaPara fazer isso, é muito útil realizar uma análise SWOT.

 A análise SWOT é uma metodológica para estudar a situação da empresa, analisando as características internas e a situação externa em uma espécie de matriz quadrada.

 Através desta análise, conheceremos a situação real em que a organização está localizada e nos ajudará a planejar uma estratégia de comunicação para o futuro.

2 Definição de objetivos

A eficácia do plano de comunicação dependerá de uma definição correta dos objetivos a serem alcançados. E podem ser:

  • Specific (específicos);
  • Measurable (mensuráveis);
  • Achievable (alcançáveis);
  • Result-oriented (orientados a resultados);
  • Time-limited (estabelecidos para um determinado período de tempo).
Alguns exemplos de objetivos de comunicação podem ser:

  • Aumentar meus seguidores e meus fãs nos meus canais sociais;
  • Conseguir maior visibilidade da minha marca: que a mídia publique pelo menos 3 artigos sobre minha empresa ou meus produtos;
  • Incentivar a interação com minha comunidade nos canais sociais.

3 Público-alvo

A quem nos dirigimos? Quem é o nosso público-alvo? Quantos anos tem? O que fazem? E principalmente se é homem ou mulher? Qual o nível de renda que possui? Onde reside? Quais são os seus interesses? O que faz no tempo livre? etc. Estas são algumas das questões que não podem ser deixadas sem resposta no nosso plano de comunicação empresarial.

Temos que decidir a quem vamos direcionar a nossa comunicação, e para isso é essencial conhecer muito bem o nosso público-alvo, bem como os canais de mídia e comunicação que usam diariamente. 

Qual seria a utilidade de usar uma rede social como o Instagram, na qual 7 de 10 usuários têm entre 16 e 34 anos, se o público-alvo tiver entre 50 e 70 anos? Talvez esse tipo de usuário prefira outro tipo de canal tradicional, como por exemplo, o rádio.

4 Mensagem

É o que pretendemos comunicar visando o público-alvo que definimos anteriormente e com um estilo e tom de comunicação apropriados.

Algumas chaves para uma boa mensagem:

  • Clara, precisa e direta;
  • Gramaticalmente e ortograficamente o mais perfeito possível;
  • Com uma linguagem adequada ao público-alvo (adaptado ao idioma, formal ou informal…);
  • Tom adequado  para o público-alvo e os seus objetivos, por exemplo, Motivação, instrução, etc.
  • Mensagem com conteúdo de acordo com as necessidades e interesses do público-alvo.
5 Recursos e configuração de orçamento
Para implementarmos o plano de comunicação, é necessário conhecer exatamente os recursos que temos (materiais e não materiais) e o quanto lucraremos nas ações necessárias para atingir os objetivos estabelecidos no plano de comunicação:

  • Verba inicial a ser alocada
  • Empregados e/ou recursos humanos necessários
  • Formas de obter os recursos necessários para a execução do plano de comunicação, etc.

6 Canais

Relativamente aos pontos anteriores, conseguiremos obter dados suficientes para escolher qual o tipo de canal de comunicação para comunicar com o público-alvo:

Canais de comunicação Off-line:

  • Rádio e televisão
  • Imprensa escrita
  • Revistas especializadas
  • Móveis de rua, sinalização, outdoors…
  • Eventos de relações públicas e outros eventos
  • Outros

Canais de Comunicação On-line

  • Web
  • Blog
  • Redes sociais
  • Newsletter, boletins informativos
  • Outros
7 Plano de ação
Depois de ter sido estudado o ambiente, e estabelecido os objetivos, analisado o público alvo, definido a mensagem, e escolhido quais os canais que usaremos, avaliado nos recursos e estabelecido o orçamento, seria a altura ideal para começar a trabalhar com as ações que nos ajudarão a cumprir os objetivos estabelecidos no plano de comunicação.

Por exemplo, uma meta: “Aumentar meus seguidores e meus fãs meus canais sociais”

Ações:

-Facebook
  • Publicar um post diário de interesse para minha comunidade;
  • Usar Facebook Ads para promover publicações que interessam aos meus seguidores e alcançar um número maior de pessoas.
8 Calendário de ações
Nem sempre vale a pena definir uma meta se ela não for estabelecida por um período específico de tempo. 
Para medirmos os resultados, é necessário que essas ações sejam estabelecidas dentro da estrutura de um calendário. 
É necessário definir o que vamos fazer e quando vamos fazer.

9 Avaliação de resultados
A avaliação dos resultados indicará se estamos a cumprir os objetivos ou se, de outra forma, devemos melhorar ou alterar algumas das ações realizadas para o  cumprimento.

adaptado de... Clique aqui

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