O que é e como criar um logotipo: o guia completo
O que é um logótipo?
O logótipo é um signo de identificação no qual o público vai identificar os produtos e serviços num mar repleto de concorrentes.
Como criar um logótipo?
1. Seja simples
O logótipo é uma representação gráfica da empresa e isso deve ser sintetizado de forma que ele seja facilmente identificado, sem informações desnecessárias.
Isso significa que o logótipo é metade "desenho" e a outra metade texto. E algumas vezes, além do nome da marca, algum texto de apoio ou slogan é adicionado.
2. Realize uma pesquisa completa
Ter boas referências é essencial para criar um logotipo interessante. Devemos pensar nos logos que mais gostamos.
Aqueles logos que nos observamos com o olho e sabemos exatamente do que se trata.
3. Pesquise os seus concorrentes
O logotipo dessas empresas são como referência.
analise dos elementos usados, as cores, e fato de tentar criar algo que faça com que o logotipo se diferencie dos demais, é importante chamar mais atenção e que seja mais resolvido que o dos concorrentes.
4. Conheça a sua persona
Pesquisar os logotipos das marcas que a minha mais se identifica. Podemos fazer isso com uma pesquisa verbal, através da conversa com amigos que se enquadram no perfil, fazendo perguntas nas redes sociais, e criando formulários.
5. Saiba quais são tendências
É uma boa ideia fazer algo fora dos padrões para obter um destaque mais fácil, dessa forma associamos a marca a algo muito antiquado ou “brega”.
Lembrando também que não há apenas “uma tendência”.
Tendências coexistem, e se dividem.
bons sites para buscar referências de belos designs sobre logo, para conferir:
- Logo Pond;
- Logo of The Day;
- Dribbble;
- Behance;
- Logoed;
- Logospire;
6. Pense no conceito do seu logo
Quando se pensa em conceito do logo, é bom definir o tipo de característica que defina as letras que o logótipo representa.
7. Faça um esboço
Por mais que o processo de esboço deva ser livre e fluído, tudo o que foi projetado durante a pesquisa deve ser levado em conta. Por exemplo se fizermos um esboço no papel baseado numa ideia que tenhamos em mente, poderemos obter resultados incríveis, pois, por vezes o resultado no esboço surpreende-nos numa forma positiva que passa a deixar de ser um esboço e vira um logo que representará a empresa.
adaptado de... Clique aqui
Comentários
Enviar um comentário