O que é e como criar um logotipo: o guia completo

 O que é um logótipo?

O logótipo é um signo de identificação no qual o público vai identificar os produtos e serviços num mar repleto de concorrentes.


Como criar um logótipo?

1. Seja simples

O logótipo é uma representação gráfica da empresa e isso deve ser sintetizado de forma que ele seja facilmente identificado, sem informações desnecessárias.

Isso significa que o logótipo é metade "desenho" e a outra metade texto. E algumas vezes, além do nome da marca, algum texto de apoio ou slogan é adicionado.


2. Realize uma pesquisa completa

Ter boas referências é essencial para criar um logotipo interessante. Devemos pensar nos logos que mais gostamos. 

Aqueles logos que nos observamos com o olho e sabemos exatamente do que se trata.


3. Pesquise os seus concorrentes

O logotipo dessas empresas são como referência.

analise dos elementos usados, as cores, e fato de tentar criar algo que faça com que o logotipo se diferencie dos demais, é importante chamar mais atenção e que seja mais resolvido que o dos concorrentes.


4. Conheça a sua persona

Pesquisar os logotipos das marcas que a minha mais se identifica. Podemos fazer isso com uma pesquisa verbal, através da conversa com amigos que se enquadram no perfil, fazendo perguntas nas redes sociais, e criando formulários.


5. Saiba quais são tendências

É uma boa ideia fazer algo fora dos padrões para obter um destaque mais fácil,  dessa forma associamos a marca a algo muito antiquado ou “brega”.

Lembrando também que não há apenas “uma tendência”. 

Tendências coexistem, e se dividem.

bons sites para buscar referências de belos designs sobre logo, para conferir:

  • Logo Pond;
  • Logo of The Day;
  • Dribbble;
  • Behance;
  • Logoed;
  • Logospire;



6. Pense no conceito do seu logo

Quando se pensa em conceito do logo, é bom definir o tipo de característica que defina as letras que o logótipo representa.



7. Faça um esboço

Por mais que o processo de esboço deva ser livre e fluído, tudo o que foi projetado durante a pesquisa deve ser levado em conta. Por exemplo se fizermos um esboço no papel baseado numa ideia que tenhamos em mente, poderemos obter resultados incríveis, pois, por vezes o resultado no esboço surpreende-nos numa forma positiva que passa a deixar de ser um esboço e vira um logo que representará a empresa.  

adaptado de... Clique aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre patrocínio, apoio e parceria?

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO | Linear, Funcional e Linha-Staff | Decorrências da...

Trabalho 12 (Modulo 11)