Explica o que é o patrocínio e o mecenato Patrocínio Podemos afirmar que o patrocínio é, basicamente, uma relação comercial entre duas empresas: A marca que patrocina e a empresa patrocinada. A relação é bastante simples e não é mais do que uma troca de serviços, a marca que patrocina realiza um investimento – que pode ser financeiro, assim como, sob a forma de produtos ou serviços e a empresa recebe o apoio e oferece visibilidade ao patrocinador. Mecenato O mecenato é, originalmente, um apoio financeiro com finalidade altruísta em ações, geralmente culturais ou sociais. “originalmente” porque a realidade é que, apesar do objetivo apresentado ser apenas o de contribuir para o desenvolvimento positivo de uma determinada causa. O que acontece é que a entidade beneficiada acaba, em regra geral, por referir quem é o digno, fornecendo uma hierarquia e valores sociais à marca. Por este motivo, o mecenato é bastante eficaz para fornecer projeção política. adaptado de... Cliqu...
Existem 3 tipos de organização: Linear, Funcional e Linha-Staff Informal: Não possui desenhos organizacionais e documentos formais. Formal: É organizada e formalizada oficialmente. Estrutura Organizacional; Hierarquia; Relação entre Setores. Organização Formal (Linear) Vantagens: - Fácil compreensão; - Clareza nas Tarefas; - Indicado para pequenas Empresas; - Mais controlo e Disciplina. Desvantagens: - Dificuldade em Inovar; - Dificuldade de atender ás mudanças; - Baixa Iniciativa Das Pessoas; - Gestores Generalistas - Muitas Decisões; - Comunicação Demorada. É aplicável: em empresas pequenas com poucas especializações! Organização Funcional Vantagens: - Cada órgão dedica-se exclusivamente na sua função e assim possui a melhor supervisão técnica; - Cada departamento foca mais em planear e controlar. Desvantagens: - Perda de Autoridade; - Procura de especialistas menos indicados; - Conflitos e concorrências entre departamentos. Linha-Staff - Com...
Quais são as etapas da gestão orçamental eficiente? A elaboração do orçamento anual, é necessário proceder à análise e a execução, de forma a garantir o controlo. Esta análise deverá ser feita de forma periódica, comparando os resultados, proveitos e custos reais, com os resultados, proveitos e custos orçamentais . As etapas da gestão orçamental passa pela: A elaboração dos orçamentos para todas as unidades (centros de custos e de proveitos) dentro da empresa; A comparação contínua e periódica do desempenho real contra os resultados dos orçamentos, de forma a detetar os desvios ocorridos; A tomada de medidas corretivas adequadas aos desvios consideráveis do desempenho real relativamente ao desempenho planeado e desejado. A revisão dos orçamentos considerando as alterações significativas das circunstâncias, sejam estas internas e/ou externas. Qual a importância da Análise de Desvios? Dá exemplo de desvios. A utilização da análise dos desvios é serve para identificar ...
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