Ferramentas de recrutamento e seleção para contratar os profissionais certos

 Em primeiro lugar temos:

1- Redes Sociais

As redes sociais tornaram-se um excelente canal de contato entre candidatados e empresas, ultrapassando as suas funções iniciais voltadas para o lazer e entretenimento. O LinkedIn, por exemplo, cujo o principal objetivo é conectar profissionais e assim pode ser utilizado como uma ferramenta de recrutamento.


2- Entrevista

Normalmente, a entrevista é a primeira grande ferramenta de recrutamento e seleção utilizada para conhecer o candidato. Por meio dela, é possível conhecer melhor a pessoa e saber quais são os seus objetivos. Por mais que o tempo passe e surjam opções mais modernas, a entrevista continua a ser uma etapa indispensável.


3- Softwares de análise comportamental

Antes de qualquer ação, é preciso conhecer o perfil comportamental do candidato. Essa análise ajuda a reduzir os custos da empresa e a evitar prejuízos, já que, por meio disso vamos encontrar o profissional que tem as competências e tendências comportamentais adequadas à função. Por isso, deve ser muito bem executada.


4- Testes de conhecimentos

Essa ferramenta é muito importante durante o processo de recrutamento e seleção, principalmente se precisamos de um profissional que já tenha experiência no cargo oferecido. Aqui, vamos conhecer as qualificações da pessoa e tudo o que ela pode oferecer para a sua empresa. As provas podem ser aplicadas de maneira teórica (por meio de testes escritos) ou de forma prática (levando o candidato a apresentar o que ele sabe ou pode fazer).


5- Dinâmicas de Grupo 

A dinâmica de grupo é uma forma muito comum para a equipa de RH de observar a interação do entrevistado diante das outras pessoas. É possível conhecer o jeito como o candidato vai agir, de acordo com a situação apresentada e sua conduta pessoal. As dinâmicas também são conhecidas como uma ferramenta de recrutamento e seleção de pessoas vivencial, pois os participantes tendem a repetir as suas atitudes do dia a dia e o que eles fariam normalmente.

Gestores de RH de empresas inovadoras afirmam que algumas vezes é importante tirar o candidato da sua zona de conforto - ou seja, inserir um elemento surpresa e até mesmo lúdico no processo pode dar outra conotação à entrevista, criando vínculos mais fortes desde o primeiro contacto. No entanto, é importante respeitar a individualidade de cada um e aplicar dinâmicas que não causem constrangimentos.

adaptado de https://blog.solides.com.br/melhores-ferramentas-de-recrutamento-e-selecao/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre patrocínio, apoio e parceria?

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO | Linear, Funcional e Linha-Staff | Decorrências da...

Quase metade das empresas em Portugal investe em marketing digital