O que é a Curva ABC de clientes
Curva ABC de clientes, que é um método de classificação da própria clientela dentro daquela percentagem 80/20. Para entender melhor, vamos classificar em Três classes:
Clientes da classe A: são aqueles mais fortes em termos de lucros para o negócio, pois são responsáveis por 80% do faturamento. São os que compram os produtos mais caros e com maior frequência;
Clientes da classe B: são os consumidores de médio impacto nos negócios e representam 15% do faturamento;
Clientes da classe C: são os mais fracos em termos de geração de lucros, pois compram menos, com frequência menor, ou escolhem produtos mais baratos. São responsáveis por apenas 5% do faturamento total.
Obviamente, que esses números variam de empresa para empresa, de acordo com os critérios de avaliação. Mas, em regra geral, a Curva ABC de clientes atende a maioria das empresas.
- Como é que a Curva ABC de clientes pode ser usada no seu negócio?
A classificação da clientela em classes A, B e C vai possibilitar um atendimento diferenciado para cada um deles. A partir da análise das características de cada um desses grupos, poderá traçar o perfil de compra e entender as demandas específicas de cada consumidor. Terá maior clareza quanto à frequência de compras, quanto aos produtos preferidos, etc.
A Curva ABC pode ajudar também em uma área essencial para o sucesso do negócio: a gestão do stock.
- Como aplicar a Curva ABC?
Isso pode ser feito avaliando as demandas específicas de cada grupo e até mesmo as características comuns desses clientes, como, por exemplo, a frequência de compra, o que é comprado, e até mesmo o porquê disso tudo.
Feito isso, é hora de criar uma forma de atendimento diferenciado para cada segmento, que irá atender as demandas dos clientes e, ao mesmo tempo, contribuir para optimização dos investimentos e o tempo que a empresa emprega nesses relacionamentos. Sendo assim, você pode estabelecer que os clientes Classe A devem receber visitas pessoais semanalmente, Classe B visitas duas vezes por mês e contacto via e-mail/telefone nas outras duas e Classe C visitas uma vez por mês e contacto via e-mail/telefone no restante do mês.
- Quais benefícios da utilização da Curva ABC?
Quando a Curva ABC é aplicada na empresa,é possível dedicar, de forma mais direccionada, os recursos e maior atenção aos clientes que proporcionam maior lucratividade para a empresa. Isso faz com que o seu relacionamento com clientes seja aprimorado e organizado de acordo com cada grupo.
- adaptado de https://facil123.com.br/blog/curva-abc/
- https://www.contadores.cnt.br/noticias/empresariais/2015/08/24/curva-abc-cliente-felizes-e-reducao-de-custo-em-um-metodo-so.html
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