O que fazer para identificar o público-alvo e segmentá-lo?

Para conhecer bem o público é necessário fazer estratégias de marketing e de vendas. Nisso é preciso saber informações como:

  • Onde moram;
  • O que gostam de fazer ou não;
  • Como preferem ser atendidos;
  • etc.
Para fazer uma segmentação do público-alvo são:
  • Segmentação geográfica: Onde o público-alvo mora e trabalha;
  • Segmentação demográfica: Características como sexo, idade, classe social e etc;
  • Segmentação psicográfica: Valores, estilo de vida e personalidade;
  • Segmentação comportamental: Onde o Público-alvo procura conteúdos e produtos.

2.Quais as técnicas para recolher informações?
As Técnicas de pesquisa podem ser qualitativas ou quantitativas.
As técnicas qualitativas preocupam-se com o significado, e não com os números, podendo revelar opiniões, motivações e atitudes dos consumidores. Neste tipo de pesquisa existe as 2 técnicas mais utilizadas que é:
  • Discussão de Grupo 
  • Entrevista Pessoal
Em técnicas  quantitativas são feitas para a obtenção de dados quantificáveis, que podem ser  submetidos a tratamentos estatísticos. Em muitos casos são usados formulários e questionários.


3.Porquê incluir os resultados do estudo de mercado no plano de negócios?
Ao realizar um estudo do mercado devemos saber:
  • Quais são os melhores sectores de mercado para investir;
  • Quais são as falhas actuais do mercado;
  • Onde há boas oportunidades;
  • E como funciona a concorrência.
O importante é utilizar todas as informações para fazer um plano de negócios e ter uma boa visão do empreendimento.
Nessa forma, existe diversos tipos de pesquisa do mercado, e o formato para isso depende das perguntas que se pretende responder a demanda da empresa. Alem disso, para fazer um estudo de mercado eficiente, primeiramente é preciso definir as perguntas a serem respondidas com o estudo. Devo também identificar o público-alvo e segmenta-lo para verificar quais são os concorrentes e as suas principais acções.

adaptado de... https://rockcontent.com/br/blog/estudo-de-mercado/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre patrocínio, apoio e parceria?

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO | Linear, Funcional e Linha-Staff | Decorrências da...

Trabalho 12 (Modulo 11)