O que fazer para identificar o público-alvo e segmentá-lo?
Para conhecer bem o público é necessário fazer estratégias de marketing e de vendas. Nisso é preciso saber informações como:
- Onde moram;
- O que gostam de fazer ou não;
- Como preferem ser atendidos;
- etc.
- Segmentação geográfica: Onde o público-alvo mora e trabalha;
- Segmentação demográfica: Características como sexo, idade, classe social e etc;
- Segmentação psicográfica: Valores, estilo de vida e personalidade;
- Segmentação comportamental: Onde o Público-alvo procura conteúdos e produtos.
2.Quais as técnicas para recolher informações?
As Técnicas de pesquisa podem ser qualitativas ou quantitativas.
As técnicas qualitativas preocupam-se com o significado, e não com os números, podendo revelar opiniões, motivações e atitudes dos consumidores. Neste tipo de pesquisa existe as 2 técnicas mais utilizadas que é:
- Discussão de Grupo
- Entrevista Pessoal
3.Porquê incluir os resultados do estudo de mercado no plano de negócios?
Ao realizar um estudo do mercado devemos saber:
- Quais são os melhores sectores de mercado para investir;
- Quais são as falhas actuais do mercado;
- Onde há boas oportunidades;
- E como funciona a concorrência.
Nessa forma, existe diversos tipos de pesquisa do mercado, e o formato para isso depende das perguntas que se pretende responder a demanda da empresa. Alem disso, para fazer um estudo de mercado eficiente, primeiramente é preciso definir as perguntas a serem respondidas com o estudo. Devo também identificar o público-alvo e segmenta-lo para verificar quais são os concorrentes e as suas principais acções.
adaptado de... https://rockcontent.com/br/blog/estudo-de-mercado/
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