Ciclo de Vida do Produto
Explica sucintamente as diferentes fases do ciclo de vida dos produtos
O ciclo de vida do produto é uma análise dividida em etapas que possibilita identificar qual é o contexto de um produto no mercado. Os quatro estágios do ciclo são os seguintes:
- Introdução: é o período no qual o produto acabou de ser lançado no mercado e, provavelmente, é inovador. Entretanto, ainda precisa ser reconhecido e se estabelecer para aumentar as vendas;
- Crescimento: é a fase na qual o produto está a ser reconhecido cada vez mais pelo mercado e, portanto, está a conquistar novos consumidores. Ou seja, a demanda e as vendas estão em crescimento;
- Maturidade: é o período do auge de lucro, porque o produto já está estabelecido no mercado e tem muitos clientes. Contudo, também pode ser um momento de estagnação por conta da saturação do mercado e atingimento do teto de vendas;
- Declínio: é o estágio em que as vendas entram em decadência devido ao produto não agregar mais tanto valor ao cliente em comparação aos concorrentes ou por ter se tornado obsoleto.
Comentários
Enviar um comentário