Segmento de mercado: o que é, exemplos e como definir o seu

 Quais as dimensões do mercado automóvel?

Os segmentos foram criados tendo por base uma data de fatores, sendo alguns deles as dimensões exteriores, as motorizações ou o valor comercial, por exemplo.

Seguindo o formato europeu, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) adotou em Portugal a categorização automóvel que inclui 6 grandes segmentos de mercado, baseados, sobretudo, no comprimento dos automóveis.

Segmento A: Económico – Citadinos

Segmento B: Inferior – Utilitários

Segmento C: Médio Inferior – Compactos

Segmento D: Médio Superior – Familiares

Segmento E: Superior – Executivos

Segmento F: Luxo – Luxo

Quais as características dos vários segmentos de mercado definidos por uma empresa?

O segmento de mercado pode ser amplo, como no caso em que representa todo um setor:

  • Moda e vestuário
  • Saúde e beleza
  • Eletrónicos
  • Games
  • Cama, mesa e banho
  • Artigos desportivos
  • Equipamentos industriais.

Ou pode conter um segundo segmento, o que quer dizer que visa um segmento específico, com características únicas entre seus consumidores, a exemplo de:
  • Clientes mulheres
  • Clientes idosos
  • Clientes vegans
  • Clientes que utilizam sites de compras coletivas
  • Clientes que moram na cidade no Campo Grande, em Lisboa
  • Clientes, cujo rendimento é até  20 000€/ano.
Link consultado...

Outro link consultado



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre patrocínio, apoio e parceria?

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO | Linear, Funcional e Linha-Staff | Decorrências da...

Trabalho 12 (Modulo 11)