O que é brainstorming e as 7 melhores técnicas para a tomada de decisões inteligentes 5


  • O que é o brainstorming?
O Brainstorming é uma técnica para estimular o surgimento de soluções criativas. 
Ou seja uma espécie de Tempestade de Ideias, é feita numa reunião e permite a sugestão de ideias, soluções e insights valiosos para a empresa.
  • Quais as vantagens do brainstorming ?
Uma das vantagens é o efeito positivo que ela tem na produtividade da empresa.
A interação constante e a valorização de todos os insights, estimula o trabalho em equipa. Assim, uma empresa que investe neste procedimento vai contar com um ambiente de trabalho mais adequado.
  • Quais são as possíveis aplicações do brainstorming?
Podemos dizer que aplicação do brainstorming é feita na elaboração de campanhas publicitárias.

A prática do mesmo pode ser adotada em basicamente todas as áreas da empresa. 

Sendo assim uma estratégia de Marketing de Conteúdo, por exemplo, o processo pode ser direccionado para a identificação de pautas relevantes ou das palavras-chave mais adequadas.

Procurando soluções para os problemas, o conceito pode ser aplicado para solucionar ou para melhorar produtos e serviços que sofram com a resistência da pessoa. 
Até mesmo os processos internos da companhia podem ser otimizados com o brainstorming.
  • Quais são os princípios e regras do brainstorming?
Para termos um bom andamento durante o brainstorming, é importante ter como princípio fundamental a ausência de julgamento. 
Ou seja, todas as ideias devem ser vistas como iguais, mesmo as que pareçam absurdas ou sem sentido. 
Caso contrário, uma boa ideia pode ser ignorada devido a uma má apresentação.

Outro princípio é o estímulo da quantidade de ideias, vendo as qualidades como fator secundário. 
Quanto mais pensamentos expostos, maiores serão as possibilidades de se chegar a uma solução criativa e eficiente. 
No final, as melhores ideias podem ser combinadas e convertidas em ações. 
Caso isso não aconteça, o processo não fará sentido.

Quanto às regras, podemos incluir as seguintes:

  • foque em quantidade, não em qualidade;
  • evite tecer críticas ou comentários negativos;
  • aprecie ideias fora do comum;
  • combine as ideias mais relevantes;
  • discuta meios para colocá-las em prática;
  • periodicamente, deixe claro o efeito que o brainstorming está causando na empresa.

adaptado de... Clique aqui


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