O que é brainstorming e as 7 melhores técnicas para a tomada de decisões inteligentes 5
- O que é o brainstorming?
O Brainstorming é uma técnica para estimular o surgimento de soluções criativas.
Ou seja uma espécie de Tempestade de Ideias, é feita numa reunião e permite a sugestão de ideias, soluções e insights valiosos para a empresa.
- Quais as vantagens do brainstorming ?
Uma das vantagens é o efeito positivo que ela tem na produtividade da empresa.
A interação constante e a valorização de todos os insights, estimula o trabalho em equipa. Assim, uma empresa que investe neste procedimento vai contar com um ambiente de trabalho mais adequado.
- Quais são as possíveis aplicações do brainstorming?
Podemos dizer que aplicação do brainstorming é feita na elaboração de campanhas publicitárias.
A prática do mesmo pode ser adotada em basicamente todas as áreas da empresa.
Sendo assim uma estratégia de Marketing de Conteúdo, por exemplo, o processo pode ser direccionado para a identificação de pautas relevantes ou das palavras-chave mais adequadas.
Procurando soluções para os problemas, o conceito pode ser aplicado para solucionar ou para melhorar produtos e serviços que sofram com a resistência da pessoa.
Até mesmo os processos internos da companhia podem ser otimizados com o brainstorming.
- Quais são os princípios e regras do brainstorming?
Para termos um bom andamento durante o brainstorming, é importante ter como princípio fundamental a ausência de julgamento.
Ou seja, todas as ideias devem ser vistas como iguais, mesmo as que pareçam absurdas ou sem sentido.
Caso contrário, uma boa ideia pode ser ignorada devido a uma má apresentação.
Outro princípio é o estímulo da quantidade de ideias, vendo as qualidades como fator secundário.
Quanto mais pensamentos expostos, maiores serão as possibilidades de se chegar a uma solução criativa e eficiente.
No final, as melhores ideias podem ser combinadas e convertidas em ações.
Caso isso não aconteça, o processo não fará sentido.
Quanto às regras, podemos incluir as seguintes:
- foque em quantidade, não em qualidade;
- evite tecer críticas ou comentários negativos;
- aprecie ideias fora do comum;
- combine as ideias mais relevantes;
- discuta meios para colocá-las em prática;
- periodicamente, deixe claro o efeito que o brainstorming está causando na empresa.
adaptado de... Clique aqui
Comentários
Enviar um comentário