Responsabilidade Social
Responsabilidade Social:
A responsabilidade social compreende as acções que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente.
Trata-se do somatório de atos voluntários das organizações que direccionam suas actividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse colectivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam tudo.
Está ligado ao conceito de liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental. O primeiro está ligado à construção da cultura ética organizacional; o segundo está relacionado à ideia de que a empresa existe para servir à sociedade e o lucro é o resultado dos esforços empregados com esse fim; já o terceiro vem a ser a preocupação da empresa em preservar o meio ambiente.
Ex: Adidas
Como parte da iniciativa focada em diminuir o impacto dos nossos produtos no meio ambiente, a marca adidas lançou o programa adidas Better Place em 2007. Seu objectivo é orientar e incentivar a criação de produtos mais sustentáveis, sem comprometer o seu desempenho funcional e qualidade.
O desenvolvimento dos produtos sustentáveis dentro da adidas foi uma resposta à ausência de um único padrão global que define o que significa a criação de produtos sustentáveis. As ferramentas do programa estabelecem padrões de referência de desempenho ambiental que os produtos precisam atingir para alcançar o padrão Better Place .
adaptado de https://www.adidas.com.br/Sustentabilidade.html. acesso em 01/10/2020
Minha opinião pessoal:
Os líderes devem buscar um objectivo maior, são capazes de se basear na
cultura ética organizacional, promovendo, assim, um elevado padrão de encorajamento
dos seus grupos e dos seus interesses. No geral eles valorizam as pessoas e
seus talentos e tomam decisões que visam a estabelecer relações confiáveis,
garantindo a integridade da companhia.
Um bom resultado é o sucesso que é duradouro na nossa organização. E a
maior beneficio é a nossa sociedade.
Comentários
Enviar um comentário