Gestão de Stocks 1
1. O que é a Gestão de Stock?
R: A gestão de Stock é a monitorização e o controlo de qualquer item armazenado, com base a garantir que nada está em falta para a produção e/ou execução dos serviços, bem como a observação e controle de vendas da empresa. Nesse processo, é importante que não haja excesso ou a falta de stock, pois, é tempo e dinheiro desperdiçados. A gestão de stock representa a capacidade de organização da empresa, entretanto supervisionar o fluxo das vendas faz parte dessa mesma gestão, desde o processo de entrada, até o momento de saída (compra, venda ou utilização).
2. Qual a importância da Gestão de Stock?
R: O melhor ideal é manter um fluxo de entrada o mais possível idêntico, ao fluxo de saída, para evitar quer, a falta de stock, como o excesso. Tendo em conta os diferentes fatores que podem influenciar na tomada de decisão, já o responsável pela gestão de stock deve estudar e conhecer o mercado em que está inserido. Por exemplo: Setores como a de hotelaria podem sofrer com a sazonalidade, fazendo com que a reposição seja feita de forma diferenciada, isto vai dependendo da época do ano, assim como outros setores, como o retalho, são mais estáveis nesse aspeto.~
3. Quais as razões para uma boa Gestão de Stocks?
R: A gestão de Stock é um fator super importante para a empresa, pois permite-nos perceber os itens disponíveis e em que tipo de quantidade há, assim como a altura em que entram e saem da empresa para evitar problemas com falta ou excesso de stock.
existe atualmente 5 razões para uma boa gestão de Stock:
1- Aumento dos níveis de Produtividade e Eficiência;
2- Ajuda na organização do espaço de armazenamento;
3- Poupa tempo e dinheiro;
4- Melhora a exatidão das encomendas de inventário;
5- Mantém um bom nível de satisfação dos cliente.
adaptado de https://www.imr.pt/pt/noticias/a-importancia-de-uma-boa-gestao-de-stocks-para-as-empresas
Comentários
Enviar um comentário