Compreendendo como posicionar sua oferta de mercado
De acordo com os artigos que leste, quais as perguntas que se devem colocar em cada uma das variáveis/4 P’s do marketing-mix?
O primeiro P de marketing: produto
O tipo de perguntas são:
- Qual é o maior problema que posso ajudá-lo a resolver? Isso dará uma ideia do que o produto precisa fazer.
- Qual é o produto de marketing favorito e por quê? poderá querer substituir a palavra marketing por qualquer sector em que actua ... essa pergunta dá-lhe uma ideia sobre quem é, a concorrência e o que ela está fazer ao certo.
- Por que veio aqui hoje? Isso dirá por que as pessoas vêm ao site e o que estão a procura.
- Como podemos tornar o nosso produto melhor? Isso é óptimo se já tem um produto, pois receberá feedback real.
- O que você não gosta no COMPETITOR ABC? Substitua o concorrente ABC pelo nome do concorrente ... esta pergunta indica onde há uma oportunidade.
O Segundo P de Marketing: Preço
Algumas perguntas que devem ser feitas são:
- Qual seria o menor preço que deseja vender o produto?
- Qual seria o preço mais alto que os consumidores estariam dispostos a pagar?
- Quão sensíveis ao preço são os clientes?
- Quais são os preços que os líderes actuais no mercado cobram?
- Como o preço se compara ao da concorrência?
O Terceiro P de Marketing: Lugar
Alguns tipos de perguntas que devemos fazer a nós mesmo:
- Onde está o meu cliente?
- Quais são os pontos de venda (online e offline) que vendem o meu produto?
- Quais os canais de distribuição que estão trabalhar para mim?
- Vendemos directamente para empresas ou consumidores?
- Vendemos directamente para o cliente final ou precisa passar por intermediários?
- Onde estão os concorrentes?
O quarto P de marketing: promoção
Como deveríamos promover o bem:
- Quais são os canais que o meu público mais usa para consumir informações?
- Que tipo de mensagem tende a ser mais eficaz na promoção das soluções?
- Qual é o período ideal para divulgar o produto?
- Será que existe alguma preocupação com a sazonalidade?
- Como os concorrentes planeiam e realizam a sua promoção?
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