Introdução à pesquisa mercadológica - tipos e conceitos
O que é o estudo / pesquisa de mercado?
O estudo de mercado analisa os problemas das transferências e vendas de bens e serviços, do produtor ao consumidor, incluindo as relações entre a produção e o consumo, a elaboração dos produtos, a sua distribuição e venda.
A pesquisa do mercado realiza estudos de mercado com a finalidade de determinar os grupos de pessoas (caracterizados por atributos tais como: idade, sexo, renda, profissão, classe social, região e tamanho da cidade onde habitam e outros mais específicos). Portanto a um nível mais genérico, distinguem-se dois tipos de Pesquisas Mercadológicas: Quantitativas e Qualitativas.
Quais os objectivos do estudo de mercado?
Os objectivos do estudo do mercado são: conhecer, analisar e quantificar as oportunidades de venda, como por exemplo:
- Pesquisa do Produto
- Pesquisa do Mercado
- Pesquisa de Organização de Vendas
- Pesquisa de Vias de Distribuição
- Pesquisa de Propaganda
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